Para além das efemérides, um convite a pensar o rádio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2020v17n2p08

Palavras-chave:

Rádio, História do rádio, Inovação

Biografia do Autor

Valci Zuculoto, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da Graduação e Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), jornalista UFRGS), mestre e doutora (PUC-RS), pós-doutora (ECO/UFRJ). Diretora Científica da Alcar. Coordenadora da Rede de Pesquisa em Radiojornalismo (RadioJor/SBPJor). Integra coordenação da Rede das Rádios Universitárias do Brasil (Rubra). Líder do Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio (Girafa/CNPq). Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Debora Cristina Lopez, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná, Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente desenvolve estágio pós-doutoral junto ao PPGCOM da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenadora adjunta do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Integra o corpo diretivo da Rede das Rádios Universitárias do Brasil (Rubra). Coordena o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo e o Laboratório de Inovação em Jornalismo, ambos na UFOP.

Marcelo Kischinhevsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro / Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Diretor do Núcleo de Rádio e TV da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde leciona nos cursos de Rádio e TV e Jornalismo, é também professor do PPGCom da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ e bacharel em Jornalismo pela mesma instituição. Coordena o GP Rádio e Mídia Sonora, da Intercom. É autor de livros como Radio y medios sociales – Mediacciones e interaciones radiofónicas digitales (Barcelona: UOC Ed., 2017), Rádio e mídias sociais – Mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação (Rio de Janeiro: Ed. Mauad, 2016) e O rádio sem onda – Convergência digital e novos desafios na radiodifusão (Rio: E-Papers, 2007).

Referências

FERRARETTO, Luiz Artur. O rádio antes do rádio: O Brasil como mercado para a indústria eletroeletrônica (1910-1920). Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 17, n. 33, p. 145-164, jan./jun. 2018. Disponível no endereço eletrônico: www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/182116/001076652.pdf?sequence=1.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-18