Em busca da performance jornalística no TikTok: uma análise do Estadão e da Folha de S.Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2022.e85604Palavras-chave:
TikTok, Performance jornalística, JornalismoResumo
O objetivo deste artigo é compreender de que modo dois grandes veículos do país – o Estadão e a Folha de S.Paulo – se apropriam do TikTok para performar jornalisticamente. De posse do aporte metodológico da Análise de Conteúdo (AC), analisamos todos os vídeos publicados pelos canais dos respectivos jornais durante os meses de maio, junho e julho de 2021. Dos achados, destacamos, no perfil da Folha, uma tentativa de “formatar” a linguagem jornalística para este aplicativo, adequando a narrativa aos recursos da plataforma e ao perfil dos usuários, que são, em sua maioria, jovens. O Estadão, por sua vez, não denota esta preocupação, replicando técnicas do telejornalismo na produção dos vídeos. Constata-se, portanto, a necessidade de superação de alguns cânones do campo profissional para que o TikTok seja utilizado de forma atrativa e eficiente, tendo em vista que pode ser estratégico para fidelizar o público jovem.
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