A produção da notícia e a emergência do acontecimento na circulação midiatizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2023.92334

Palavras-chave:

Jornalismo, Fato, Narrativa

Resumo

Analisamos como o jornalismo das televisões argentinas C5N, LN+ e TN, introduziu o Caso da Cocaína de Puerta 8 na circulação midiatizada. Articulamos dois eixos: o indicial – que envolve um objeto e afeta um sujeito numa ação – e o do sentido ou simbólico – que expressa a relação entre conceito e estratégia. Assumimos que o jornalismo apreende os acontecimentos em sua singularidade (Genro Filho, 1987) e que os acontecimentos são diferenças que irrompem na vida ordinária e possuem uma dupla vida: como fato e como narrativa (Quéré, 2006/5; 2011). Neste contexto, a notícia é o produto jornalístico das operações de reconhecimento e de produção (Verón, 1993; 2004; 2014) sobre os acontecimentos. Concluímos que os três telejornais operam de modo semelhante, tomando o caso em sua singularidade e, simultaneamente, enquadrando-o num contexto de sentidos de tal modo que, ao passo em que, no discurso, referem o acontecimento em sua indicialidade, como informação, também conformam os seus sentidos, como narrativa, introduzindo-o na circulação midiatizada.

Biografia do Autor

Ricardo Zimmermann Fiegenbaum, Universidade Federal de Pelotas

Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação/Unisinos. Docente do Bacharelado em Jornalismo/Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

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2024-08-08

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