As representações sociais e a auto-imagem do jornalista

Autores

  • Adriana Santana UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2008v5n2p141

Resumo

 

O fazer jornalístico, mais notadamente a profissão de jornalista, está presente no imaginário coletivo através de uma série de estereótipos e classificações. O objetivo deste artigo é apresentar um primeiro delineamento da construção do imagético da figura do jornalista através das descrições outorgadas pelo próprio campo, fruto de uma auto-definição: os jornalistas por eles mesmos. Com o intermédio da noção de representações sociais, pretende-se compreender não apenas como os jornalistas se vêem e interpretam, mas também se e de que modo retratam as dualidades presen¬tes no modus operandi da atividade.

Biografia do Autor

Adriana Santana, UFPE

Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2009-05-30