Gêneros do Jornalismo e técnicas de entrevista

Autores

  • Pedro Celso Campos Unesp

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2009v6n1p127

Resumo

 

O que é mais importante: informar, divertir, opinar ou interpretar, quando se trata de escrever o texto jornalístico? Qual a importância de subdividir o jornalismo em gêneros? Que outros recursos podem ajudar o jornalista no encaminhamento da sua reportagem? Estes assuntos interessam diretamente aos estudantes de jornalismo, desde que a preocupação maior seja a busca da qualidade na prática profissional. Do contrário, não fazem sentido. Todavia, ter consciência dos gêneros – até mesmo pela divisão do espaço físico do jornal – pode ser útil naqueles momentos em que o repórter pode voar mais alto, sobrepondo os gêneros, assumindo o chamado “texto de autor”, conduzindo o receptor através de uma leitura agradável, fascinante, com emoção, em que tudo se funde na concretude de um texto maior. Ali o repórter não esconde a sua opinião, pode ser lúdico na narrativa, passará informações de qualidade e interpretará o fato com maestria, contextualizando, explicando, esclarecendo.

Biografia do Autor

Pedro Celso Campos, Unesp

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade de Brasília (1976), mestrado em Comunicação e Poéticas Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Ciências da Comunicação. Concentração: Jornalismo pela Universidade de São Paulo/SP-Escola de Comunicação e Artes/ECA (2006). Atualmente é estatutário-rdidp da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo - educação ambiental - consumo sustentá, consumo sustentável - jornalismo ambiental - ética, cidadania - inclusão - jornalismo ambiental, jornalismo - ambiente - educacão - mudança e leitor - cidadania - comunidade - transformação. Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2009-07-03

Edição

Seção

Núcleo Temático