Jornalismo para crianças: um serviço público da televisão portuguesa

Authors

  • Anelise Schütz Dias Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabriela Borges Universidade do Algarve

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2012v9n2p397

Abstract

 

A televisão pública tem como objetivo oferecer programação baseada em conteúdos que se diferenciem dos da programação comercial. Deve obedecer a parâmetros de qualidade e servir à sociedade. Em Portugal, o segundo canal da Rádio e Televisão Portuguesa, RTP2, tem o dever de informar, de ajudar a preservar as garantias democráticas, além de divulgar ações culturais, sociais e políticas e reforçar laços identitários, através de uma perspectiva plural e diversa. Para o público infantil e infanto-juvenil, o canal aposta, com o Diário XS, em um formato inovador: um telejornal, de linguagem acessível, dedicado a informar os pequenos sobre o mundo que os cerca.

Author Biographies

Anelise Schütz Dias, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante de graduação do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

Gabriela Borges, Universidade do Algarve

Gabriela Borges é mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Foi investigadora visitante na Universidade Autônoma de Barcelona, no Trinity College Dublin, tendo leccionado também em Cursos de Comunicação Social em diversas universidades brasileiras, entre elas a FAAP e o Mackenzie. Atualmente é pesquisadora convidada do CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação) na Universidade do Algarve, onde também leciona nos cursos de Mestrado e Doutorado em Comunicação, Cultura e Artes e Pós-Graduação em Artes Visuais e Performativas. Tem artigos publicados em livros e revistas científicas brasileiras e estrangeiras, co-organizou o livro Discursos e Práticas de Qualidade na Televisão (2008), publicou A poética televisual de Samuel Beckett (2009) e organizou Nas margens. Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais (2010). Actua nas áreas de Ciências da Comunicação e Artes.

Published

2012-10-02