Considerações sobre a distribuição multiplataforma e suas afetações nos contratos de comunicação propostos em Zero Hora

Authors

  • Vivian de Carvalho Belochio Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2015v12n1p29

Abstract

 

Este artigo expõe análise sobre as interferências da distribuição multiplataforma nas propostas dos contratos de comunicação realizadas ao público pela empresa jornalística gaúcha Zero Hora. Considera-se a possibilidade de que esses contratos são ampliados na convergência com meios digitais. A pesquisa é inspirada na teoria do contrato de comunicação e nos princípios da análise de discurso semiolinguística. Envolve a exposição de observação qualitativa indireta de 18 edições do jornal Zero Hora, 18 edições de Zero Hora.com, 18 edições de Zero Hora no iPad e 18 edições de Zero Hora no iPhone. Também inclui entrevistas semiestruturadas com membros da redação de Zero Hora.

Author Biography

Vivian de Carvalho Belochio, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Comunicação e Informação (UFRGS). Professora adjunta do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Published

2015-04-17

Issue

Section

Núcleo Temático