A entrevista no Jornal Nacional: uma análise comparativa na corrida presidencial de 2014
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2015v12n1p86Abstract
O objetivo do presente estudo se propôs a pesquisar por meio da análise descritiva e comparativa quatro entrevistas dos candidatos a presidência do Brasil nas eleições de 2014 – Aécio, Campos, Dilma e Marina– no Jornal Nacional, da Rede Globo, a fim de identificar como foi a condução no que se refere ao tema/enfoque, tempo e o modo de formulação das perguntas; a maneira como foram feitas as interrupções; além de observar as variações na postura verbal/corporal dos apresentadores. Para tanto, além de utilizar as transcrições das entrevistas, elaborou-se um instrumento de coleta de dados para descrição em cada uma das quatro entrevistas. Foi possível observar que foi um equivoco do Jornal Nacional ter realizado as entrevistas, por trata-se de um telejornal informativo e que os apresentadores estiveram longe da objetividade, tão pregada no exercício do Jornalismo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. A revista Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons