O paradigma fama/anonimato no jornalismo narrativo

Autores

  • Marcio Serelle Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Carlos Henrique Pinheiro PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2016v13n1p68

Resumo

 

A ideia central deste artigo é a de que os polos “fama” e “anonimato”, evidenciados na narrativa de Gay Talese, tornaram-se um paradigma para determinado jornalismo narrativo, com ressonâncias na reportagem brasileira contemporânea. Investiga-se, inicialmente, o contexto em que essa abordagem social se consolidou, no Novo Jornalismo, assim como sua potência crítica. A seguir, analisamos esse paradigma nas reportagens dos brasileiros Fred Melo Paiva e Christian Carvalho Cruz, buscando identificar e compreender os principais aspectos de nossa sociedade que são revelados, por esses textos, a partir dessa polarização. Os resultados demonstram a reivindicação pela visibilidade de sujeitos anônimos e excluídos em nossa sociedade e a crítica acerca do modo insuficiente como a mídia dominante narra tanto a vida ordinária como célebre.

Biografia do Autor

Marcio Serelle, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, "Interações Midiáticas, da PUC Minas, com pós-doutorado na University of Queensland (2015).

Carlos Henrique Pinheiro, PUC Minas

Mestre em Comunicação Social pela PUC Minas

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Publicado

2016-11-25