O jornalista: do mito ao mercado

Autores

  • Zélia Leal Adghirni UnB

Resumo

A imagem do jornalista está mudando. O lugar ocupado pelo jornalismo e pelo jornalista ao longo do século XX, como herói, romântico, revolucionário, derrubador de políticos corruptos já não existe. O jornalista já não tem mais os super poderes de Clark Kent. Submetido a rotinas produtivas infernais para alimentar as “turbinas da informação”, mal pago pelo tanto que produz, ele prefere migrar para as assessorias de comunicação públicas ou privadas. Ou então fazer carreira de chefe alinhando-se incondicionalmente às regras da empresa, abrindo mão dos direitos mínimos da legislação trabalhista. Quarto poder, função social ou produtor de sentidos? O que sobrou do jornalista de outrora? A realidade do século XXI é outra. Nem herói nem vilão, os jornalistas, como os guerrilheiros, estão apenas cansados.

Biografia do Autor

Zélia Leal Adghirni, UnB

possui graduação em Biblioteconomia e Comunicação Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971), mestrado em Institut Français de Presse Et Des Sciences de L'i pela Universite de Paris II (1980) , doutorado em Information Communication pela Université de Grenoble III (1983) e pos-doutorado pela Universite de Rennes I (2000). Atualmente é Professor da Universidade de Brasilia, Membro de corpo editorial da Brazilian Journalism Research, Membro de corpo editorial da Estudos em Jornalismo e Mídia (UFSC) e Membro de corpo editorial do Comunicação e Espaço Público (UnB) (1518-6946).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Núcleo Temático