A presença do radiojornalismo na internet: os sites da Jovem Pan e da Bandeirantes

Autores

  • Nelia Rodrigues Del Bianco UnB

Resumo

As emissoras de rádio especializadas em notícia ao disponibilizarem conteúdo jornalístico na Internet estão produzindo jornalismo online? Este artigo tem o objetivo de responder a esta questão, tratando de entender a especificidade da produção jornalística do rádio para a rede. Reflete sobre a questão a partir do estudo das rotinas produtivas do site das emissoras paulista Jovem Pan AM e Bandeirantes AM. Consta-se que as emissoras de rádio fazem jornalismo online, porém com menor complexidade narrativa ao explorar os recursos hipertextuais e hipermídia inerentes ao ambiente da Internet e, de certa forma, rompem com a lógica da atualização em tempo real. Com medo de rivalizar com a nova mídia, o conteúdo do radiojornalismo somente chega no online depois de ter ido ao ar. A produção jornalística do rádio na Internet segue uma trajetória conservadora.

Biografia do Autor

Nelia Rodrigues Del Bianco, UnB

Jornalista, professora adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), doutora em Comunicação-Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2004) e mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (1991). No período de 1995-2000 coordenou o GT Rádio da Intercom. Por essa atuação, o GT Rádio recebeu o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação de 2000 na categoria grupo inovador. Publicou vários artigos em periódicos científicos e capítulos de livros sobre a condição do rádio na sociedade contemporânea, tendências e perspectivas da programação radiofônica e o impacto das inovações tecnológicas na configuração de conteúdos e formatos do rádio.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Núcleo Temático