A produção de sentidos na construção do imaginário através da experiência estética do rádio
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v7n1p185Resumen
Este trabalho procura abordar os sentidos que se revelam ao ouvinte no ato da escuta radiofônica, partindo do pressuposto que tal atividade é de ordem estética e cognitiva, com implicações nos processos mentais. Os mecanismos que subjazem à esfera da linguagem do rádio envolvem imaginário, percepção, atenção voluntária e compreensão, cujo processo ocorre por meio da relação triádica: locução, veiculação do produto e recepção. Adota como suporte teórico a Psicolingüística, a Estética da Recepção e a teoria do Efeito Estético, mediante as quais buscamos estabelecer as interfaces com a comunicação midiática. Relata ainda parte dos resultados alcançados com a pesquisa “Midia e memória: uma análise dos documentos sonoros das emissoras de Rádio da cidade do Natal, Brasil (1941-1955)”, no tocante aos elementos racionais, emocionais e sensoriais que se presentificaram durante a análise do material coletado e que nos instigaram a buscar outros referenciais para compreender o fenômeno da audição radiofônica.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. A revista Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons