Estratégias narrativas no jornalismo esportivo e interculturalidade: análise de sites português, brasileiro e argentino sobre a Seleção Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2012v9n2p299Resumen
O artigo analisa quais são as estratégias narrativas utilizadas pelo site esportivo português A Bola na cobertura jornalística referente à Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2010. Na perspectiva da interculturalidade, realiza-se um estudo comparativo entre esse site e os sites brasileiro Lancenet! e argentino Olé.com. O corpus deste trabalho é formado por matérias dedicadas ao relato dos acontecimentos nas cinco partidas disputadas pelo Brasil durante a competição. A pesquisa busca mapear peculiaridades no subcampo do jornalismo esportivo através das semelhanças e diferenças presentes nas narrativas desses três sites. Parte-se da premissa de que o jornalismo esportivo insere-se dentro do campo jornalístico, reconhecendo, no entanto, suas particularidades, como a forte presença do valor-notícia ‘entretenimento’.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. A revista Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons