A Mulher Brasileira no Jornal Expresso - uma análise do discurso
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2012v9n2p354Resumen
O objetivo do presente artigo é verificar como os enunciados do jornal Expresso sobre a mulher brasileira influenciam na percepção que os portugueses têm dela. Primeiramente, nos fundamentamos nas Teorias do Jornalismo e da Notícia a fim de explicar as condições a partir das quais os jornalistas produzem as notícias na contemporaneidade. Para enxergar como as notícias produzem sentidos, escolhemos usar a Análise do Discurso na linha de estudos iniciados por Pêcheux. Dessa forma, analisamos como os enunciados da notícia Fátima: Maior problema da comunidade imigrante brasileira é a imagem que lhe está associada – Obra Católica de Migrações publicada na versão digital do jornal Expresso, no dia 11 de agosto de 2009, influenciam a percepção que os portugueses têm sobre a mulher brasileira.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. A revista Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons