Comunicação na gestão de crises: a "Deontologia" da atividade jornalística

Autores

  • Artemio Reinaldo de Souza UFSC
  • Richard Perassi Luís de Sousa UFSC
  • Kamil Giglio UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2013v10n1p52

Resumo

 

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a “deontologia” (teoria do dever) da comunicação, em especial da atividade jornalística, na gestão de uma marca organizacional em um cenário de crise. Para tal, utiliza-se uma pesquisa bibliográfica, descritiva e aplicada para demonstrar os principais conceitos que englobam este tipo de crise, bem como aspectos da comunicação organizacional, identidade e imagem corporativa. Por fim, busca-se contribuir e ressaltar o papel da comunicação nos momentos de crise, nos quais a reputação ou a marca e a própria identidade corporativa é frontalmente ameaçada.

Biografia do Autor

Artemio Reinaldo de Souza, UFSC

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, com Especialização em Gestão Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina, autor de  “Santos e Pecadores – comunicação versus crise na era da informação”(2007), publicado pela Editora da UFSC – EdUFSC, e co-autor de “Biblioteca Universitária da UFSC – Memória oral e documental”, também publicado pela UFSC.

Richard Perassi Luís de Sousa, UFSC

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), Bacharel em Desenho de Propaganda e Licenciado em Artes Plásticas pelo curso de Educação Artística da Universidade Federal de Juiz de Fora (1986). Atualmente, atua como professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência nas áreas de Artes Visuais, Design, Comunicação, Semiótica e Educação, desenvolvendo os seguintes temas: Semiótica Visual, Arte e Design, Identidade, Cultura e Comunicação das Marcas nas Organizações.

Kamil Giglio, UFSC

Doutorando e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador e Bolsista CAPES no projeto de formação de RH para TV Digital

Downloads

Publicado

2013-07-04