Seleção Brasileira, identificação nacional e imprensa: a representação do “Mineiratzen” na Folha de S. Paulo e O Globo

Autores/as

  • Francisco Angelo Brinati Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n2p402

Resumen

O esporte, entre as suas diversas variantes, também é meio de expressão das construções imaginárias acerca da identidade nacional. O futebol atua como um elemento aglutinador de raças e classes e é uma importante maneira de influenciar a visão que o brasileiro tem de si próprio. No Brasil, a seleção funciona como instrumento unificador de nação, representante da cultura nacional. O trabalho, um estudo sobre Comunicação e Esporte, pretende fazer uma análise do discurso dos jornais impressos O Globo e Folha de São Paulo no dia seguinte à derrota do selecionado nacional para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014. Busca-se, uma vez que se percebera o vínculo simbólico entre o conceito de nação e o desempenho da seleção nacional de futebol, entender como foram construídas as representações da equipe e os jogadores diante do revés sofrido dentro de campo.

Biografía del autor/a

Francisco Angelo Brinati, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Doutorando em Comunicação pelo PPGCom da UERJ. Professor Assistente DE do curso de Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da UFSJ.

Publicado

2014-10-14

Número

Sección

Núcleo Temático