Sujeitos suspeitos, imagens suspeitas: as relações entre cultura midiática e cultura de vigilância

Autores/as

  • Aglair Bernardo UFSC

Resumen

O artigo aborda alguns aspectos das complexas relações estabelecidas entre a cultura midiática e a cultura de vigilância, explorando as aproximações entre as tecnologias de produção e de reprodução de imagem e os dispositivos que empregam a imagem como meio para o controle e monitoramento social, como é o caso das câmeras de vigilância. Parte da perspectiva de que suas aproximações não são apenas de caráter tecnológico, mas também conceitual, ao considerar que ambos os universos compartilham a posição crucial que a imagem desempenha na cultura contemporânea. O artigo aborda, também, a proliferação destes dispositivos em um contexto social onde predominam os discursos sobre a violência urbana, entendendo as imagens como celas imagéticas e aprisionamentos ao ar livre e onde determinados sujeitos sociais são considerados mais suspeitos do que outros, além de explorar questões que dizem respeito ao mito da verdade de imagem.

Biografía del autor/a

Aglair Bernardo, UFSC

Professora dos cursos de Jornalismo e de Cinema da UFSC, mestre em Antropologia Social (UFSC) e doutora em Literatura (UFSC).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

2008-06-16