Dicionários bizarros: fragmentos poéticos de experiências
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2018v23n1p76Resumen
Este artigo objetiva apresentar a atividade desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) - Campus Florianópolis, inspirada no livro de literatura infantojuvenil, Mania de explicação, de Adriana Falcão e Mariana Massarani. Essa atividade consiste na elaboração de dicionários - Dicionários Bizarros - por estudantes de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio cujos verbetes, e seus respectivos significados sentidos, soam como poemas e são fragmentos poéticos de suas experiências. No primeiro momento do texto, apresentam-se algumas reflexões a respeito do livro Mania de explicação e do ensino de língua portuguesa e de literatura, bem como o histórico da proposta, abordando-se motivações, dificuldades e considerações sobre a atividade desenvolvida. No segundo momento, tendo por base o conceito de experiência, do professor e pesquisador Jorge Larrosa (2002), faz-se uma análise de alguns trabalhos realizados por estudantes dessa escola técnica federal e dos significados elaborados para os verbetes em seus dicionários.Descargas
Publicado
2018-04-11
Cómo citar
CORSO, Gizelle Kaminski. Dicionários bizarros: fragmentos poéticos de experiências. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 76–86, 2018. DOI: 10.5007/2175-7917.2018v23n1p76. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2018v23n1p76. Acesso em: 22 ene. 2025.
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Sección
Pesquisadores docentes
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