Dicionários bizarros: fragmentos poéticos de experiências

Autores/as

  • Gizelle Kaminski Corso Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2018v23n1p76

Resumen

Este artigo objetiva apresentar a atividade desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) - Campus Florianópolis, inspirada no livro de literatura infantojuvenil, Mania de explicação, de Adriana Falcão e Mariana Massarani. Essa atividade consiste na elaboração de dicionários - Dicionários Bizarros - por estudantes de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio cujos verbetes, e seus respectivos significados sentidos, soam como poemas e são fragmentos poéticos de suas experiências. No primeiro momento do texto, apresentam-se algumas reflexões a respeito do livro Mania de explicação e do ensino de língua portuguesa e de literatura, bem como o histórico da proposta, abordando-se motivações, dificuldades e considerações sobre a atividade desenvolvida.  No segundo momento, tendo por base o conceito de experiência, do professor e pesquisador Jorge Larrosa (2002), faz-se uma análise de alguns trabalhos realizados por estudantes dessa escola técnica federal e dos significados elaborados para os verbetes em seus dicionários.

Biografía del autor/a

Gizelle Kaminski Corso, Instituto Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Letras Português - Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2003), graduação em Letras Língua Italiana e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), mestrado em Literatura e Vida Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e doutorado em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Santa Catarina e Coordenadora dos Cursos Técnicos Integrados. Possui experiência na área de Letras com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: adaptação; clássico; literatura e ensino; literatura infantojuvenil; leitor, leitura.

Publicado

2018-04-11

Cómo citar

CORSO, Gizelle Kaminski. Dicionários bizarros: fragmentos poéticos de experiências. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 76–86, 2018. DOI: 10.5007/2175-7917.2018v23n1p76. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2018v23n1p76. Acesso em: 16 jul. 2024.

Número

Sección

Pesquisadores docentes

Artículos más leídos del mismo autor/a