Histórias da Educação Física na graduação: desnaturalizando olhares, produzindo histórias, formando docentes
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e100655Palavras-chave:
História, Disciplina, Experiência, Ensino, Educação físicaResumo
Na formação de professores/as de Educação Física os conhecimentos históricos são fundamentais para conhecer a trajetória da área, se entender como educador/a, formar pessoas mais críticas, reconhecer a pluralidade de corpos com os quais atuamos e poder construir práticas mais equitativas e inclusivas. Nesse texto, nosso objetivo é apresentar e refletir sobre a experiência de uma professora da disciplina de História da Educação Física na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Petrolina - PE) durante os últimos 5 anos, com as turmas do primeiro período do curso de graduação. Externando seus desafios e buscando discussões necessárias para reflexões que incentivem a produção de histórias e que impliquem diretamente na construção de novos olhares, sobretudo, mais críticos.
Referências
ALMEIDA, Milena de Oliveira et al. Aspectos Históricos da Educação Física através do Teatro: um relato de experiência sobre a História da Educação Física aa Pré-História até os Jogos Olímpicos Modernos. In: Anais do XV Congresso Espírito-Santense de Educação Física, v. 15. 2018. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/15Conesef/15Conesef/paper/view/11242. Acesso em: 16 abr. 2024.
ALMEIDA JUNIOR, Admir Soares de. História em quadrinhos e educação física escolar: essa relação “dá jogo”?. 9ª Arte, São Paulo, p. e218675-e218675, 2023. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/218675 . Acesso em: 06 out. 2024.
ANGULSKI, Cíntia Müller. A disciplina de História da Educação Física na formação inicial: como contar esta história?. Dissertação (Mestrado em Educação Física)– Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/30363682.pdf . Acesso em: 16 abr.2024.
BOSCHI, Caio. Por que estudar História? Belo Horizonte:. Editora Puc Minas, 2020.
BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Cadernos Cedes, v. 19, n. 48, p. 69-88, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/3NLKtc3KPprBBcvgLQbHv9s/?format=html . Acesso em: 06 out. 2024.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. 1º e 2º Ciclos. Ministério da Educação e do Desporto: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3º e 4º Ciclos Ministério da Educação e do Desporto: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação e do Desporto: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 2017.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação, Resolução nº 6, Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física. de 16 de dezembro de 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104241-rces006-18/file . Acesso em: 06 jun. 2024.
BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da historiografia. 2. ed. São Paulo: Ed. Universidade Estadual Paulista, 1991.
BURKE, Peter. Variedades de história cultural. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
CAPARROZ, Francisco. E. Entre a educação Física na escola e a educação física da escola: a educação física como componente curricular. Vitória: CEFD-UFES, 1997.
DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira. Esporte e cinema: possibilidades pedagógicas para a educação física escolar. Cadernos de formação RBCE, v. 3, n. 2, 2012. Disponível em: http://oldarchive.rbceonline.org.br/index.php/cadernos/article/view/1849. Acesso em: 06 out. 2024.
DUCKUR, Lusirene Costa Bezerra. Em busca da formação de indivíduos autônomos nas aulas de educação física. 2003. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/283104 . Acesso em: 15 abr. 2024.
FIGUEIREDO, Priscilla Kelly. A história da Educação Física e os primeiros cursos de formação superior no Brasil: o estabelecimento de uma disciplina (1929-1958). Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo horizonte, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARSGKK/1/tese_vers_o_pos_defesa__conf___02092016_.pdf . Acesso em: 15 abr. 2024.
FREITAS, Fernando P.R. O salto com vara na escola: subsídios para o seu ensino a partir de uma perspectiva histórica. 2009. 189 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade Humana) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2009. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/e34f2527-6352-423b-9c36-047df8495a80 Acesso em: 06 out. 2024.
GOELLNER, Silvana V. A importância do conhecimento histórico na formação de professores de Educação Física e a desconstrução da História no singular. Revista Kinesis, v. 30, n. 1, jan/jun, 2012. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/87020 . Acesso em: 06 out. 2024.
GOMES, Aline O. A evolução histórica do lançamento do dardo: base para o ensino do atletismo em aulas de Educação Física. 2010. 104 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/4574f968-a39c-401c-871d-4e8c41541f3a/content . Acesso em: 06 out. 2024.
LIMA, Ariza Maria Rocha. A autobiografia como ponto de partida para reflexão da formação do professor de educação física da Urca. Metáfora Educacional, n. 9, p. 115-127, 2010. Disponível em: https://www.valdeci.bio.br/pdf/rocha_a_autobiografia_como_ponto.pdf Acesso em: 06 out. 2024.
MATTHIESEN, Sara Quenzer; GINCIENE, Guy; FREITAS, Fernando Paulo Rosa de. Registros da maratona em Jogos Olímpicos para a difusão em aulas de Educação Física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 26, p. 463-471, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/FyMwM6Q95YF5PzLjQddJhkk/?format=html&lang=pt . Acesso em: 06 out. 2024.
MELO, Victor A. Porque devemos estudar História da Educação Física/Esportes nos cursos de graduação? Revista Motriz, v.3, n.1, 1997. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6501 . Acesso em: 06 out. 2024.
MELO, Victor A. O ensino da história nos cursos de graduação em educação física. História & Ensino, v. 6, p. 91-101, 2000. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/12392 . Acesso em: 06 out. 2024.
NUNES, Fábio Santana. Perspectivas Metodológicas de Ensino da História dos Esportes. Cadernos de Formação RBCE, v. 8, n. 2, 2017. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2260 . Acesso em: 06 out. 2024.
PAES, Daniel. G. , PEREIRA, Matheus C. Historicizando O Ensino Da Modalidade Esportiva Futebol. Anais da 8ª Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS, v. 8, Muzambinho, 2016. Disponível em: https://memoriajornada.ifsuldeminas.edu.br/index.php/jcpas/jspas/paper/viewFile/2630/2140 . Acesso em: 09 jun. 2024.
PEREIRA, Nilton M.; SEFFNER, Fernando. Ensino da História: passados vivos e educação em questões sensíveis. Revista História Hoje, v.7, n.13, p.14-33, 2018. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/427 . Acesso em: 06 out. 2024.
PEREIRA, Matheus C. O ensino da história do esporte nas propostas curriculares estaduais. Anais do Simpósio Nacional de História–contra os preconceitos: história e democracia, v. 29, 2017. Disponível em: https://www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1489327531_ARQUIVO_ARTIGOANPUH.pdf . Acesso em: 06 out. 2024.
PEREIRA, Mateus C.; IMPOLCETTO, Fernanda M. Consciência Histórica De Estudantes De Educação Física: Uma Análise A Partir Da Teoria Da Aprendizagem Histórica De Jörn Rüsen. Movimento, p. 15, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/GkTnCKDTFyHtk8VGbRN49WR/?lang=pt . Acesso em: 06 out. 2024.
PEREIRA, Ester L.; SOUZA NETO, Georgino J.; ALVES, Rogério O.T. Por que precisamos estudar e pesquisar História da Educação Física e do Esporte?. RENEF, v. 1, n. 1, p. 8-15, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3153 . Acesso em: 06 out. 2024.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & história cultural. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
ROCHA, Ariza M. A Autobiografia Como Pesquisa Na Formação Do Professor De Educação Física Da Urca. Cadernos de Cultura e Ciência, v. 2, n. 2, p. 40-54, 2010. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/230132880 . Acesso em: 06 out. 2024.
SEFFNER, Fernando. Aprendizagens significativas em História: critérios de construção para atividades em sala de aula. Revista História Unicruz, Cruz Alta, v. 2, p. 18-23, 2001. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/179300/001069219.pdf . Acesso em: 06 out. 2024.
SIBILA, Camila B. A história do salto triplo como subsídio para o seu ensino na escola. 2011. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2011. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/c5d95273-ab65-46a3-861f-52718d878dc7/content . Acesso em: 06 out. 2024.
SOARES, Carmem et al. Metodologia do ensino de educação física. Cortez Editora, 1992.
VAGO, Tarcísio Mauro. Por que História da Educação Física? Comentários para pensar o trabalho de professores/as em escolas. In: Moreno, Andrea et al (Orgs.). Corpo e ginástica na História: métodos, sujeitos, instituições e manuais. Campinas, SP: Editora Mercado de Letras, 2022, p. 413-444.
VASCONCELOS, José A. Metodologia do ensino de história. Curitiba, PR: InterSaberes, 2012.
WILL, Thiago F. et al. O Ensino da História da Educação Física: uma análise dos Anais dos Congressos de Educação Física, Esporte e Lazer. Anais do XVIII Congresso Brasileiro De Ciência Do Esporte E V Congresso Internacional De Ciências Do Esporte, 2013, Brasília. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2013/5conice/paper/viewFile/4868/2581 . Acesso em 05 mai. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Motrivivência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).
