A bicicleta na Educação Física: uma experiência com materiais didáticos digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e100693

Palavras-chave:

Bicicleta, Educação física escolar, Material didático digital, Linguagem, Gamificação

Resumo

O ensino da bicicleta é pouco abordado nas aulas de Educação Física. Este texto apresenta e analisa uma proposta gamificada, desenvolvida com um material didático digital pelos autores, para o ensino da bicicleta em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal no Sul de Minas Gerais. Trata-se de um relato de experiência que utilizou diários de campo na observação da própria prática. Os resultados organizam o ensino da bicicleta em três eixos relacionais: “Eu-bicicleta”, “Eu-bicicleta-amigos”, “Eu-bicicletas-amigos-sociedade”. Destaca-se a criação de missões, bônus da missão, desafios com a bicicleta, integração com a linguagem digital e a hibridização de múltiplas linguagens (movimento, música, textos, livros, imagens, vídeos, cartas). Conclui-se que o ensino da bicicleta na referida condição favoreceu a participação dos estudantes, aproximando-se esteticamente, eticamente e logicamente dos universos de significação infanto-juvenil.

Biografia do Autor

Fagner José Passos, Instituto Federal do Sul de Minas

Mestrando em Educação Física/PROEF

Marcos Roberto So, Instituto Federal do Sul de Minas

Doutor em Educação Física (UNICAMP), professor do IFSULDEMINAS, Muzambinho/MG

Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitão, Instituto Federal do Sul de Minas

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela UNESP/Presidente Prudente. Especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciatura em Educação Física pela UNESP/Bauru. Atuo como docente nos cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Câmpus-Muzambinho. Coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Educação Física (IFSULDEMINAS). 

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Publicado

2024-10-17

Como Citar

PASSOS, Fagner José; ROBERTO SO, Marcos; PINHEIRO LEITÃO, Arnaldo Sifuentes. A bicicleta na Educação Física: uma experiência com materiais didáticos digitais. Motrivivência, Florianópolis, v. 36, n. 67, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5007/2175-8042.2024.e100693. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/100693. Acesso em: 30 dez. 2024.

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Seção Temática