Entrevista: Prof. Dr. Allyson Carvalho de Araújo (por Alison Pereira Batista)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e103334Palavras-chave:
Allyson Carvalho de Araújo, Entrevista, DossiêResumo
Entrevista realizada com Allyson Carvalho de Araújo por Alison Pereira Batista, para a seção temática “Educação Física brasileira e desafios contemporâneos: responsabilidades, compromissos e diálogos com as mídias, tecnologias e cultura digital”, da Motrivivência (LaboMídia/UFSC), em edição associada ao GTT 2 – Comunicação e Mídia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) – realizada em julho de 2024.
Referências
ARAÚJO, Allyson Carvalho de; BATISTA, Alison Pereira; OLIVEIRA, Márcio Romeu ribas de. Digitally Supported Assessment in Physical Education with a Social Pedagogy Perspective. In: Dania, Aspasia; Farias, Cláudio. (Org.). Social Pedagogy in Physical Education: Human-Centred Practice.Oxon: Routledge, 2024, v. 1, p. 1-11.
ARAÚJO, Allyson Carvalho; BATISTA, Alison Pereira; SOUSA, Dandara Queiroga Oliveira de; BARROS, Joyce Mariana Alves.; OLIVEIRA, Márcio Romeu ribas de; TINOCO, Rafael de Góis. Megaeventos esportivos e seus legados: reflexões sobre Copa do Mundo 2014 a partir da Mídia-Educação. Natal: EDUFRN, 2016.
ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Um olhar estético sobre o telespetáculo esportivo: contribuições para o ensino do esporte na escola. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2017.
ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Elementos do pós-moderno na representação do esporte no cinema contemporâneo. 2012. 154 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Um olhar estético sobre o telespetáculo esportivo: contribuições para o ensino do esporte na escola. 2006. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
ARAÚJO, Allyson Carvalho.; CAVALCANTE, Éverton. Aproximação de Professores de Educação Física com Mídia e Tecnologia e seus Reflexos com Relação à Pandemia de Covid-19. Revista E-CURRICULUM (PUCSP), v. 21, p. e61515, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61515
ARAÚJO, Allyson Carvalho; SURDI, Aguinaldo Cesar. Contribuições da fenomenologia para a Educação Física escolar brasileira: caminhos para o campo da comunicação e para a área curricular de linguagens. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 16, n. 35, p. e18402, 2023. DOI: 10.20952/revtee.v16i35.18402. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18402.
BETTI, Mauro. A janela de vidro: esporte, televisão e educação física. Campinas: Papirus, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 26 mar. 2023.
CHAVES, Paula Nunes; BARROS, Joyce Mariana Alves; SOUSA, Dandara Queiroga de Oliveira; COSTA, Ana Luiza Silva; ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Construindo diálogos entre a mídia–educação e a Educação Física: uma experiência na escola. Motrivivência, v. 27, n. 44, p. 150–163, 2015. DOI: 10.5007/2175-8042.2015v27n44p150. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n44p150.
FREIRE, Elisabete dos Santos; CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da; ARAÚJO, Allyson Carvalho de; SILVA, Cibele Câmara da; TINÔCO, Rafael de Gois; SILVA, Antonio Jansen Fernandes da; VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Narrativas de experiências de saberes e uso de tecnologias na educação física escolar. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 7, n. 22, p. 950 - 965. 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9288.
Kirk, David. Physical Education Futures. New York: Routledge, 2010.
ZYLBERBERG, Tatiana P.; COSTA, Alan Q.; POFFO, Bianca N.; DIEDER, Janaina A.; MENDES, Diego S. Grupo de trabalho temático de comunicação e mídia (GTT2): Cenários e perspectivas a partir de contribuições do comitê científico. In: VII Congresso CBCE | Região Sudeste III Seminário de Práticas Pedagógicas na Educação Física Escolar IV Encontro de Práticas Pedagógicas e Inclusivas e Esportivas, 2022, São Paulo. Anais do VII Congresso Sudeste de Ciências do Esporte; III Seminário de Práticas Pedagógicas na Educação Física Escolar, IV Encontro de Práticas Pedagógicas e Inclusivas e Esportivas. São Paulo: CBCE, 2022. p. 12-44.
MARCHI JR., Wanderley. “Sacando” o Voleibol. São Paulo: Hucitec; Ijuí: Unijuí, 2004.
OLIVEIRA, Nathalia Dória et al. Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 43, p. e004421, 2021. https://doi.org/10.1590/rbce.43.e004421
SILVA, Antônio Jansen Fernandes da et al. Desafios da educação física escolar em tempos de pandemia: notas sobre estratégias e dilemas de professores(as) no combate à covid-19 (SARS-COV-2). Cenas Educacionais, Caetité, v. 4, n. 10618, p.1-27, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Motrivivência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).