Construindo diálogos entre a mídia–educação e a Educação Física: uma experiência na escola

Paula Nunes Chaves, Joyce Mariana Alves Barros, Dandara Queiroga de Oliveira Sousa, Ana Luiza Silva Costa, Allyson Carvalho de Araújo

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p150

Baseando-se na mídia-educação e sua relação com a Educação Física, este trabalho objetiva relatar uma experiência pedagógica realizada no cenário da Educação Física escolar com estudantes do ensino médio na rede pública de ensino da cidade de Natal - RN sobre a influência da mídia na construção do imaginário dos alunos sobre o corpo belo. A intervenção foi realizada na Escola Estadual Professor Josino Macedo (RN) e possibilitou a reflexão e tematização dos recursos midiáticos no âmbito da Educação Física escolar a partir do debate acerca do imaginário do alunado sobre o corpo que, em grande medida, é fruto das representações midiáticas. Para além das reflexões, destacamos ainda a produção cultural de mídia por parte dos alunos. 


Palavras-chave


Educação Física Escolar; Mídia-Educação; Conhecimento sobre o Corpo; Ensino Médio

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p150



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA