Construindo diálogos entre a mídia–educação e a Educação Física: uma experiência na escola

Autores

  • Paula Nunes Chaves Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Joyce Mariana Alves Barros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Dandara Queiroga de Oliveira Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Luiza Silva Costa Prefeitura Municipal de Goianinha-RN.
  • Allyson Carvalho de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p150

Resumo

Baseando-se na mídia-educação e sua relação com a Educação Física, este trabalho objetiva relatar uma experiência pedagógica realizada no cenário da Educação Física escolar com estudantes do ensino médio na rede pública de ensino da cidade de Natal - RN sobre a influência da mídia na construção do imaginário dos alunos sobre o corpo belo. A intervenção foi realizada na Escola Estadual Professor Josino Macedo (RN) e possibilitou a reflexão e tematização dos recursos midiáticos no âmbito da Educação Física escolar a partir do debate acerca do imaginário do alunado sobre o corpo que, em grande medida, é fruto das representações midiáticas. Para além das reflexões, destacamos ainda a produção cultural de mídia por parte dos alunos. 

Biografia do Autor

Paula Nunes Chaves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFRN.

Joyce Mariana Alves Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFRN.

Dandara Queiroga de Oliveira Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFRN.

Ana Luiza Silva Costa, Prefeitura Municipal de Goianinha-RN.

Professora efetiva de Educação Física da rede municipal de Goianinha-RN. Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Allyson Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2015-05-04

Como Citar

Chaves, P. N., Barros, J. M. A., Sousa, D. Q. de O., Costa, A. L. S., & Araújo, A. C. de. (2015). Construindo diálogos entre a mídia–educação e a Educação Física: uma experiência na escola. Motrivivência, 27(44), 150–163. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p150

Edição

Seção

Porta Aberta