Formação de professores e cultura digital na Educação Física: reflexões a partir do livro "Being self-study researchers in a digital world: future oriented research and pedagogy in teacher education"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e57707

Resumo

Ao apresentar o livro “Being self-study researchers in a digital world: future oriented research and pedagogy in teacher education”, esta resenha reflete sobre as contribuições da obra para os estudos que articulam a Formação de Professores em Educação Física com a mídia e a tecnologia. A obra traz relatos e reflexões importantes sobre o conceito de autoestudo e suas relações com a formação de professores em Educação Física relacionada com a mídia e tecnologia no Brasil, e pouco exploradas pelo campo acadêmico nacional, o que oferece outras perspectivas de estudos para práticas de formação de professores a partir da emergência das tecnologias no ambiente de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Allyson Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Nata, Rio Grande do norte, Brasil.
E-mail: allyssoncarvalho@hotmail.com

 

Referências

BIANCHI, P. Formação de professores e cultura digital: observando caminhos curriculares através da mídia-educação. 2014. Tese (Doutorado em Educação Física) – Curso de Doutorado em Educação Física, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

BIANCHI, P. Formação em mídia-educação (física): ações colaborativas na rede municipal de Florianópolis/Santa Catarina. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Curso de Mestrado em Educação Física, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

BURNE, G. Moving in a virtual world: A self-study of teaching Physical Education with digital technologies. Dissertação (Mestrado em Educação), University of Auckland. 2017.

DAVIS, N., EICKELMANN, B. & ZAKA, P. (2013). Restructuring of educational systems. Journal of Computer Assisted Learning, 29, 438-450. doi:10.1111/jcal.12032

ERTMER, P. Addressing first- and second barriers to change: strategies for technology integration. Educational Technology, Research and Development, v. 47, n. 4, p. 47-61, 1999.

FLETCHER, T. & OVENS, A. Self-study in physical education: bridging personal and public understandings in professional practice. Asia-Pacific Journal of Health, Sport and Physical Education, 6:3, 215-219, 2015. DOI: 10.1080/18377122.2015.1092721

GARBETT, D. & OVENS, A. (Orgs.). Being self-study researchers in a digital world: future orientad research and pedagogy in teacher education. London: Springer, 2017.

LÉVY, P. O Que é Virtual? Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

MENDES, D. S. O estágio na licenciatura em Educação Física em perspectiva semiótica: (re)ver-se e (re)criar-se em imagens. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – curso de Doutorado em Educação, Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2016.

MENDES, D. S. Luz, câmera e pesquisa-ação: a inserção da mídia- educação na formação contínua de professores de educação física. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Curso de Mestrado em Educação Física, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

POFFO, B. N. Formação de professores e periódicos online: estudo com acadêmicos de Educação Física da UFSC. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Curso de Mestrado em Educação Física, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

QUARANTA, A. M. Formação de professores de educação física na modalidade de educação a distância: experiências docentes no estágio supervisionado. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Curso de Mestrado em Educação Física, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

SHIRKY, C. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

SILVERSTONE, R. Por que estudar a mídia? Edições Loyola. São Paulo, Brasil, 2005.

SOUZA JUNIOR, A. F. Os docentes de educação física na apropriação da cultura digital: encontros com a formação continuada. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Curso de Mestrado em Educação Física, Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

SOUZA, M. I. G. F. M. & FERNANDES, M. A. F. O autoestudo e as abordagens narrativo-biográficas na formação de professores. Educação, v. 37, n. 2, p. 297-306, 2014.

Downloads

Publicado

2020-04-06

Como Citar

ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Formação de professores e cultura digital na Educação Física: reflexões a partir do livro "Being self-study researchers in a digital world: future oriented research and pedagogy in teacher education". Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 61, p. 01–09, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e57707. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e57707. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)