Proposta para eixos orientadores de um curso de pós-graduação a nível de especialização em metodologia do ens1no da Educação Física.

Autores

  • Celi Nelza Zulke Tafarel

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo


O processo de formação continuada de profissionais de Educação Física no Brasil vem se dando, em parte, nos cursos de Pós-Graduação a Nível de Especialização em Educação Física. Anualmente são oferecidos Cursos pelas IES, nas diversas regiões do Brasil. Uma análise preliminar, a partir de depoimentos de professores, egressos do ensino Superior, atuantes nas Redes Municipal e Estadual de Ensino, participantes de tais Cursos, nos permitiu identificar problemas como: a dicotomia teoria-prática, a fragmentação do conhecimento, a diluição do conteúdo especifico da Educação Física, o "inchaço" dos currículos dos cursos com um número excessivo de disciplinas desarticuladas, a falta de orientação especifica para trabalhos monográficos, a desarticulação pedagógica dos professores. Na busca de elementos superadores, a serem historicamente construídos, apresentamos para a critica, uma proposição de teorização da prática voltada para informar/transformar a prática pedagógica concreta dos professores. Nesse sentido apresentamos elementos para a reflexão sobre os eixos, bem como, a Estruturação Básica de um Curso de Especialização em Metodologia de Ensino da Educação Física, a partir do reconhecimento das exigências pedagógicas e epistemológicas para a superação dos problemas curriculares identificados.

Biografia do Autor

Celi Nelza Zulke Tafarel

Professora Dra. Adjunto IV UFPE/CCS/DEF; Membro da SBPC/ANPEd/ANFOPE/AELAC/CBCE -Recife, junho de 1994.

Downloads

Publicado

1994-01-01

Como Citar

TAFAREL, Celi Nelza Zulke. Proposta para eixos orientadores de um curso de pós-graduação a nível de especialização em metodologia do ens1no da Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 1, n. 5, p. 146–165, 1994. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/14660. Acesso em: 21 nov. 2024.