Dos consumos culturais aos usos das mídias e tecnologias na prática docente

Autores

  • Monica Fantin UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O artigo trata de alguns resultados de uma pesquisa realizada com professores de diversas áreas de conhecimento do ensino fundamental a respeito dos consumos culturais e dos usos das mídias na docência. Refletindo sobre como as tecnologias estão presentes na vida pessoal e profissional dos professores e sobre o que eles fazem no seu tempo livre, o texto discute a necessidade de pensar em uma outra idéia de escola e da relação entre educação, cultura, mídia e tecnologias da informação e comunicação. Análises dos dados da pesquisa apontam indícios de que uma transformação está em curso no que diz respeito à presença das tecnologias e dos artefatos de mídia na escola e sugerem, a partir da interface das dimensões de uso pessoal e profissional, algumas categorias e perfis de uso das tecnologias na prática docente.

Biografia do Autor

Monica Fantin, UFSC

&

Downloads

Publicado

2010-12-07