Vitórias e derrotas no voleibol nacional: uma abordagem crítica do desporto no período de 78 a 88

Autores

  • Fernanda Simone Lopes de Paiva UFRJ

Resumo

A questão inicial deste trabalho surgiu por meio do "acaso" em meados de novembro de 88. Foi na condição de árbitro da F.V.R. que numa beta tarde de sol carioca, trocado o lazer pela motivante tarefa de arbitrar uma partida inter-estadual entre Santa Catarina e Minas Gerais (via Hering xUnisa/Minas), que descubro que a tal partida fazia parte, nada mais, nada menos, da já tradicional Taça Cidade do Rio de Janeiro, evidentemente, uma competição eminentemente carioca!... Passado o "desprezo" dispensado ao pequeno detalhe, um papo mais interessado com os companheiros de arbitragem permitiu a constatação de outro fato inusitado: das 14 equipes que disputavam a competição — 8 masculinas e 6 femininas — 8 eram equipes de outros estados — 5 masculinas e 3 femininas —. Equipes convidadas pela nossa federação.Convidadas... Bateu um saudosismo corporativista; afinal, onde estavam os atletas tupiniquins? Onde estão?

Biografia do Autor

Fernanda Simone Lopes de Paiva, UFRJ

UFRJ - Escola de Educação Física e Desportos. Departamento de Lutas. Câmara de Estudos Inter-Disciplinares em Educação Física e Ciências Sociais.

Downloads

Publicado

1989-01-01

Como Citar

Lopes de Paiva, F. S. (1989). Vitórias e derrotas no voleibol nacional: uma abordagem crítica do desporto no período de 78 a 88. Motrivivência, (2), 81–86. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/19396