Vitórias e derrotas no voleibol nacional: uma abordagem crítica do desporto no período de 78 a 88
Resumo
A questão inicial deste trabalho surgiu por meio do "acaso" em meados de novembro de 88. Foi na condição de árbitro da F.V.R. que numa beta tarde de sol carioca, trocado o lazer pela motivante tarefa de arbitrar uma partida inter-estadual entre Santa Catarina e Minas Gerais (via Hering xUnisa/Minas), que descubro que a tal partida fazia parte, nada mais, nada menos, da já tradicional Taça Cidade do Rio de Janeiro, evidentemente, uma competição eminentemente carioca!... Passado o "desprezo" dispensado ao pequeno detalhe, um papo mais interessado com os companheiros de arbitragem permitiu a constatação de outro fato inusitado: das 14 equipes que disputavam a competição — 8 masculinas e 6 femininas — 8 eram equipes de outros estados — 5 masculinas e 3 femininas —. Equipes convidadas pela nossa federação.Convidadas... Bateu um saudosismo corporativista; afinal, onde estavam os atletas tupiniquins? Onde estão?Downloads
Publicado
1989-01-01
Como Citar
LOPES DE PAIVA, Fernanda Simone. Vitórias e derrotas no voleibol nacional: uma abordagem crítica do desporto no período de 78 a 88. Motrivivência, Florianópolis, n. 2, p. 81–86, 1989. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/19396. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).