Formação Continuada do Professor de Educação Física e a Construção de Práticas Pedagógicas Multiculturalmente Orientadas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p192Resumo
O presente trabalho faz uma análise quantitativa e qualitativa sobre as dissertações e teses que abordam a articulação dos campos formação continuada dos professores de Educação Física e multiculturalismo na construção de práticas pedagógicas. Inicialmente faço uma investigação sobre a articulação dos campos, formação continuada dos professores de Educação Física e multiculturalismo, procurando no banco de dissertações e teses, obtidos no site da ANPED, no período de 1999-2008, nos estudos sobre formação continuada e inicial de professores de Educação Física publicados em periódicos das áreas de Educação e Educação Física, trabalhos sobre construção de práticas pedagógicas associadas às questões de discriminação étnica, de raça, gênero e padrão e deficiência corporal, verificando lacunas para futuras pesquisas. O intuito é a partir dessas lacunas analisar as possibilidades de elaboração de práticas pedagógicas que atentem às questões de discriminação cultural, apontando possíveis articulações entre a formação continuada e a construção de práticas pedagógicas à luz da teoria multicultural crítica.
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