Formação Continuada do Professor de Educação Física e a Construção de Práticas Pedagógicas Multiculturalmente Orientadas

Autores

  • Joe Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p192

Resumo

O presente trabalho faz uma análise quantitativa e qualitativa sobre as dissertações e teses que abordam a articulação dos campos formação continuada dos professores de Educação Física e multiculturalismo na construção de práticas pedagógicas. Inicialmente faço uma investigação sobre a articulação dos campos, formação continuada dos professores de Educação Física e multiculturalismo, procurando no banco de dissertações e teses, obtidos no site da ANPED, no período de 1999-2008, nos estudos sobre formação continuada e inicial de professores de Educação Física publicados em periódicos das áreas de Educação e Educação Física, trabalhos sobre construção de práticas pedagógicas associadas às questões de discriminação étnica, de raça, gênero e padrão e deficiência corporal, verificando lacunas para futuras pesquisas. O intuito é a partir dessas lacunas analisar as possibilidades de elaboração de práticas pedagógicas que atentem às questões de discriminação cultural, apontando possíveis articulações entre a formação continuada e a construção de práticas pedagógicas à luz da teoria multicultural crítica.

Biografia do Autor

Joe Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Prof. de Educação Física da rede municipal do Rio de Janeiro, Especialista em Educação Física escolar pela Universidade Federal Fluminense. Contato joegomes1@ig.com.br

Downloads

Publicado

2010-07-15

Como Citar

Gomes, J. (2010). Formação Continuada do Professor de Educação Física e a Construção de Práticas Pedagógicas Multiculturalmente Orientadas. Motrivivência, 20(31), 192–206. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p192