Abordagens, Concepções e Perspectivas de Educação Física Quanto à Metodologia de Ensino nos Trabalhos Publicados na Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Rbce) em 2009

Autores

  • Aline Fabiane Barbieri UEM-PR
  • Ana Beatriz Porelli UEM-PR
  • Rosângela Aparecida Mello UEM-PR

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p223

Resumo

Na década de 1980, nosso país foi marcado por um processo de abertura política, que, no campo da Educação Física, gerou um momento de discussão e reflexão a respeito da legitimidade e importância dessa disciplina nas escolas, disciplina que vinha sendo pautada predominantemente pela perspectiva da aptidão física. Como resultados, surgiram diversas concepções, abordagens e perspectivas, que buscaram dar um novo norte para a Educação Física escolar. Nesse viés, no seguinte trabalho nos propomos a analisar os artigos publicados na RBCE em 2009 quanto à metodologia de ensino escolar e através disso verificar se ainda existe a predominância de alguma perspectiva.

Biografia do Autor

Aline Fabiane Barbieri, UEM-PR

Acadêmica de Educação Física Licenciatura na Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR). É bolsista do Programa de Educação Tutorial PET/SESu.

Ana Beatriz Porelli, UEM-PR

Estudante da Universidade Estadual de Maringá; bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET/SESu desde 2008.

Rosângela Aparecida Mello, UEM-PR

Possui mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). É professora de Fundamentos de Educação Física na Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2010-07-15