Abordagens, Concepções e Perspectivas de Educação Física Quanto à Metodologia de Ensino nos Trabalhos Publicados na Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Rbce) em 2009

Aline Fabiane Barbieri, Ana Beatriz Porelli, Rosângela Aparecida Mello

Resumo


Na década de 1980, nosso país foi marcado por um processo de abertura política, que, no campo da Educação Física, gerou um momento de discussão e reflexão a respeito da legitimidade e importância dessa disciplina nas escolas, disciplina que vinha sendo pautada predominantemente pela perspectiva da aptidão física. Como resultados, surgiram diversas concepções, abordagens e perspectivas, que buscaram dar um novo norte para a Educação Física escolar. Nesse viés, no seguinte trabalho nos propomos a analisar os artigos publicados na RBCE em 2009 quanto à metodologia de ensino escolar e através disso verificar se ainda existe a predominância de alguma perspectiva.


Palavras-chave


Educação Física; Metodologia de ensino; Teorias

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p223



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA