O ENSINO DO CONTEÚDO DANÇA NA 5ª E 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA DANÇA FOLCLÓRICA E DA DANÇA DE RUA

Autores

  • Daiane Grando Faculdade Guairacá de Guarapuava
  • Ilma Célia Ribeiro Honorato Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p99

Palavras-chave:

Dança, Educação Física, Metodologia

Resumo

O presente estudo partiu da necessidade de investigação das práticas pedagógicas de ensino do conteúdo dança nas aulas de Educação Física, com objetivo de oportunizar a inserção deste a partir das configurações das danças folclóricas e das danças de rua. Para tal investigação recorremos ao método qualitativo com o pressuposto de compreender a realidade nela inserida, utilizando da pesquisa ação por permitir atuarmos enquanto sujeitos inseridos no processo. Constatamos que as possibilidades metodológicas de ensino do conteúdo dança, são aquelas que partindo da realidade do aluno valorizam o potencial criativo e espontâneo do mesmo.

Biografia do Autor

Daiane Grando, Faculdade Guairacá de Guarapuava

Graduada em Educação Física Licenciatura pela Faculdade Guairacá de Guarapuava – PR.

Ilma Célia Ribeiro Honorato, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Docente do Departamento de Educação Física da Faculdade Guairacá – PR. Aluna do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR (UEPG).

Downloads

Publicado

2010-07-09