O ENSINO DO CONTEÚDO DANÇA NA 5ª E 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA DANÇA FOLCLÓRICA E DA DANÇA DE RUA

Daiane Grando, Ilma Célia Ribeiro Honorato

Resumo


O presente estudo partiu da necessidade de investigação das práticas pedagógicas de ensino do conteúdo dança nas aulas de Educação Física, com objetivo de oportunizar a inserção deste a partir das configurações das danças folclóricas e das danças de rua. Para tal investigação recorremos ao método qualitativo com o pressuposto de compreender a realidade nela inserida, utilizando da pesquisa ação por permitir atuarmos enquanto sujeitos inseridos no processo. Constatamos que as possibilidades metodológicas de ensino do conteúdo dança, são aquelas que partindo da realidade do aluno valorizam o potencial criativo e espontâneo do mesmo.


Palavras-chave


Dança; Educação Física; Metodologia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p99



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA