A COPA E A MÍDIA: reflexões sobre a mais-valia ideológica, a soberania comunicacional e o jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2009n32-33p156Resumo
O texto traz uma reflexão sobre a forma como a mídia comercial tem atuado no que diz respeito ao anúncio das benesses da realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014. A análise se faz a partir dos conceitos de mais-valia ideológica, proposto por Ludovico Silva, soberania comunicacional, uma construção coletiva dos comunicadores populares venezuelanos e brasileiros, e o jornalismo como forma de conhecimento, proposto por Adelmo Genro Filho. Parte-se da pedagogia de sedução capitalista, incensada pela mídia, e chega-se a propostas de controle popular soberano e jornalismo libertador.Downloads
Publicado
2010-10-13
Como Citar
TAVARES, Elaine. A COPA E A MÍDIA: reflexões sobre a mais-valia ideológica, a soberania comunicacional e o jornalismo. Motrivivência, Florianópolis, n. 32-33, p. 156–177, 2010. DOI: 10.5007/2175-8042.2009n32-33p156. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2009n32-33p156. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ ESPECIAL: 2007-2016 A Década dos Megaeventos Esportivos no Brasil
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