AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ATO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Moebus José Retondar UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2009n32-33p211

Resumo

  O objetivo da pesquisa é identificar as representações sociais do ato pedagógico dos professores de educação física que atuam no ensino fundamental no Município do Rio de Janeiro. Para tal foi feito um levantamento panorâmico e sintético da história da educação física e do contexto da educação física escolar, bem como, a demarcação da noção de representação social. Foi aplicado 1 (um) questionário aberto, com 13 (treze) perguntas, a 16 (dezesseis) professores de educação física, da rede municipal de ensino, da cidade do Rio de Janeiro, que ministram aulas no ensino fundamental, sobre o modo como pensam sua prática e como fundamentam a sua intervenção e a sua profissão. Ao analisarmos os discursos rlandi, identificamos que o professor se auto percebe como um educador e, ao mesmo tempo, demonstra inúmeras contradições teóricas e conceituais entre o seu pensar e o seu fazer. Consegue fundamentar a sua prática por um único viés, que é a psicomotricidade, ainda que verbalize sobre a formação integral do aluno.

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Publicado

2010-10-13

Como Citar

RETONDAR, Moebus José. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ATO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. Motrivivência, Florianópolis, n. 32-33, p. 211–229, 2010. DOI: 10.5007/2175-8042.2009n32-33p211. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2009n32-33p211. Acesso em: 3 dez. 2024.