AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ATO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2009n32-33p211Resumo
O objetivo da pesquisa é identificar as representações sociais do ato pedagógico dos professores de educação física que atuam no ensino fundamental no Município do Rio de Janeiro. Para tal foi feito um levantamento panorâmico e sintético da história da educação física e do contexto da educação física escolar, bem como, a demarcação da noção de representação social. Foi aplicado 1 (um) questionário aberto, com 13 (treze) perguntas, a 16 (dezesseis) professores de educação física, da rede municipal de ensino, da cidade do Rio de Janeiro, que ministram aulas no ensino fundamental, sobre o modo como pensam sua prática e como fundamentam a sua intervenção e a sua profissão. Ao analisarmos os discursos rlandi, identificamos que o professor se auto percebe como um educador e, ao mesmo tempo, demonstra inúmeras contradições teóricas e conceituais entre o seu pensar e o seu fazer. Consegue fundamentar a sua prática por um único viés, que é a psicomotricidade, ainda que verbalize sobre a formação integral do aluno.Downloads
Publicado
2010-10-13
Como Citar
RETONDAR, Moebus José. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ATO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. Motrivivência, Florianópolis, n. 32-33, p. 211–229, 2010. DOI: 10.5007/2175-8042.2009n32-33p211. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2009n32-33p211. Acesso em: 3 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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