<b>Empreendedorismo e Educação Física: reflexões à sua apreensão/implementação na formação humana

Autores

  • Graziany Penna Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2010v22n35p147

Resumo

O presente texto objetiva tratar criticamente a noção de empreendedorismo e sua apreensão/implementação, feita de forma apressada e acrítica, nas ações pedagógicas da Educação Física. Essa noção caminha juntamente com as de competência e empregabilidade; impostas na escola para atender ao projeto dominante de sociedade, pautada nas mudanças ocorridas no capitalismo a desde o último quartel do século passado. Compreendemos a importância de discussão para a área, pois começam a serem produzidas obras apontando para a assunção do referencial do empreendedorismo como norte a ser perseguido pelos professores de Educação Física, para inclusive justificarem a disciplina no interior da escola.

 

 

Biografia do Autor

Graziany Penna Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Mestre em Educação (UFF). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudoeste de Minas (Campus Juiz de Fora).

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

PENNA DIAS, Graziany. <b>Empreendedorismo e Educação Física: reflexões à sua apreensão/implementação na formação humana. Motrivivência, Florianópolis, n. 35, p. 147–165, 2011. DOI: 10.5007/2175-8042.2010v22n35p147. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2010v22n35p147. Acesso em: 2 fev. 2025.