<b>Acerca da indissociabilidade entre as categorias trabalho e educação

Autores

  • Caio Antunes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2010v22n35p41

Resumo

O objetivo deste artigo é traçar algumas linhas fundamentais acerca da relação ontológica que se estabelece entre as categorias trabalho e educação. A partir das formulações teóricas de Marx, Lukács e Mészáros, estabelecem-se algumas bases filosóficas para a explicação do trabalho, compreendido como elemento fundante, como categoria que torna possível o surgimento do ser social, tanto quanto processo que possibilita a complexificação deste novo tipo de ser. A partir destas indicações fundamentais, chega-se à explicação de que o processo formativo, educativo (entendido em seu sentido mais amplo, como humanização) da humanidade constitui-se do acúmulo sócio-histórico dos processos de trabalho historicamente relacionados e articulados. Entretanto, historicamente, ou seja, a partir do ser já tornado social, humano, já não mais é possível falar em processo de trabalho sem uma menção direta aos próprios processos educacionais.

 

 

Biografia do Autor

Caio Antunes, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2011-06-30

Como Citar

Antunes, C. (2011). <b>Acerca da indissociabilidade entre as categorias trabalho e educação. Motrivivência, (35), 41–61. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2010v22n35p41