<b>Acerca da indissociabilidade entre as categorias trabalho e educação

Autores/as

  • Caio Antunes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2010v22n35p41

Resumen

O objetivo deste artigo é traçar algumas linhas fundamentais acerca da relação ontológica que se estabelece entre as categorias trabalho e educação. A partir das formulações teóricas de Marx, Lukács e Mészáros, estabelecem-se algumas bases filosóficas para a explicação do trabalho, compreendido como elemento fundante, como categoria que torna possível o surgimento do ser social, tanto quanto processo que possibilita a complexificação deste novo tipo de ser. A partir destas indicações fundamentais, chega-se à explicação de que o processo formativo, educativo (entendido em seu sentido mais amplo, como humanização) da humanidade constitui-se do acúmulo sócio-histórico dos processos de trabalho historicamente relacionados e articulados. Entretanto, historicamente, ou seja, a partir do ser já tornado social, humano, já não mais é possível falar em processo de trabalho sem uma menção direta aos próprios processos educacionais.

 

 

Biografía del autor/a

Caio Antunes, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

Publicado

2011-06-30

Cómo citar

Antunes, C. (2011). <b>Acerca da indissociabilidade entre as categorias trabalho e educação. Motrivivência, (35), 41–61. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2010v22n35p41