Quando a beleza põe a mesa: uma análise das condições de trabalho do profissional de educação física em mega-academias

Autores

  • José Carlos de Moraes Guimarães Centro Universitário da Cidade
  • Diego Luz Moura Centro Universitário da Cidade
  • Marcelo Moreira Antunes Centro Universitário da Cidade

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n36p197

Resumo

O estudo objetiva identificar as condições de trabalho dos profissionais de educação física em mega-academias do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo com 12 informantes. Encontraram-se os seguintes resultados: carga horária elevada, baixa quantidade no sono, alto esforço laboral e uma grande importância à estética corporal. Outro fator que se torna fundamental na discussão é o exacerbado culto ao corpo, visto como um modelo buscado por grande parte dos alunos dessas mega-academias. Neste contexto, o culto ao corpo é visto como capital simbólico na busca por um espaço no mercado de trabalho.

Biografia do Autor

José Carlos de Moraes Guimarães, Centro Universitário da Cidade

Graduado em educação física pelo Centro Universitário da Cidade.

Diego Luz Moura, Centro Universitário da Cidade

Doutorando em Educação Física (UGF). Mestre em Educação Física (UGF). Docente do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade). Docente da secretaria Estadual e Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Contato: lightdiego@yahoo.com.b

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Marcelo Moreira Antunes, Centro Universitário da Cidade

Doutorando em Educação Física (Unicamp). Mestre em educação física pela Universidade Gama Filho. Docente do curso de educação física do Centro Universitário da Cidade.Contato: antunesmm@hotmail.com

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Publicado

2011-01-01

Como Citar

Carlos de Moraes Guimarães, J., Luz Moura, D., & Moreira Antunes, M. (2011). Quando a beleza põe a mesa: uma análise das condições de trabalho do profissional de educação física em mega-academias. Motrivivência, (36), 197–213. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n36p197