A capoeira na escola e na Educação Física

Autores

  • Vinicius Thiago Melo UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n37p190

Resumo

 

Este é um ensaio de revisão bibliográfica que aborda a temática da capoeira na Escola e na Educação Física. A análise de alguns documentos oficiais demonstra que a capoeira estabelece relações concretas com a questão da educação das relações étnico-raciais e com a disciplina Educação Física. No entanto, verifica-se que nem sempre esta modalidade é reconhecida pelas suas possibilidades de participação no processo educativo, mas sim, em uma perspectiva secundária de compensação das tensões da sala de aula e auxílio no controle do comportamento e disciplina dos alunos. Assim, procurou-se refletir e fazer alguns apontamentos sobre o modo pelo qual esta prática cultural tem sido tratada na escola e na Educação Física.

Biografia do Autor

Vinicius Thiago Melo, UFMG

Formou-se professor de capoeira em 2004, desde então vem atuando em projetos de ensino com esta modalidade em escolas de educação infantil, em programas como Escola Integrada da Prefeitura de Belo Horizonte, Escola de Tempo Integral da Rede Estadual de ensino de Minas Gerais e Projeto Guanabara/UFMG. Vale ressaltar que todas estas experiências se desenvolveram no espaço escolar tanto no contexto das aulas de Educação Física quanto no contra-turno escolar como atividade extracurricular.

Publicado

2012-05-05

Como Citar

Melo, V. T. (2012). A capoeira na escola e na Educação Física. Motrivivência, (37), 190–199. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n37p190