O trato com o conhecimento na Educação Física escolar e a construção de referenciais curriculares no estado da Bahia

Autores

  • Yllah Oliveira Alencar UESC
  • Tiago Nicola Lavoura UESC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n38p159

Resumo

 

O trabalho contribui para o atual debate teórico, da produção do conhecimento e da teoria pedagógica para a construção e organização de um referencial curricular no Estado da Bahia, analisando dados empíricos acerca das práticas pedagógicas realizadas nas escolas estaduais de Itabuna-BA. As categorias de análise apontam para a Educação Física escolar localizada no campo do escolanovismo e do construtivismo pedagógico, com pequenas variações para tendências paradigmáticas no campo da aptidão física e da saúde renovada. As referências de organização do trabalho pedagógico pautadas na cultura corporal não foram encontradas, visto seu sincretismo de compreensão teórica e prática pedagógica.

Biografia do Autor

Yllah Oliveira Alencar, UESC

Discente do Programa de Pós-graduaçãolato sensu em Metodologia em Educação Física e Esporte Escolar- UESC-BA. Licenciada em Educação Física pela UESC-BA.Contato: yllah_@hotmail.com.

Tiago Nicola Lavoura, UESC

Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC. Líder-pesquisador do Coletivo de Estudos e Pesquisas em Educação e Emancipação Humana - CEPEHU/UESC. Doutorando em Educação - FAE/UFMG.Contato: nicolalavoura@uol.com.br.

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Publicado

2012-09-13

Como Citar

Alencar, Y. O., & Lavoura, T. N. (2012). O trato com o conhecimento na Educação Física escolar e a construção de referenciais curriculares no estado da Bahia. Motrivivência, (38), 159–173. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n38p159