Formação e atuação pedagógica no Programa Segundo Tempo: reflexões sobre o fazer cotidiano do professor

Alysson Carvalho de Araújo, Loreta Melo Bezerra Cavalcanti, Rafael Miranda Tassitano, Eliene Pereira de Lacerda, Maria Cecília Marinho Tenório

Resumo


 

O presente artigo tem por intenção refletir sobre a prática pedagógica dos professores atuantes do Programa Segundo Tempo - PST, tendo como parâmetro as diretrizes do programa e a formação profissional dos envolvidos no processo. Os dados analisados são frutos de coletas por questionário somados a registros de observação da equipe em visitações in loco convênios localizados dos estados de Pernambuco e Sergipe. Asconsiderações apontam para a dificuldade de operacionalização das diretrizes do Programa Segundo Tempo, sobretudo nas questões metodológicas da oferta de prática esportiva, mesmo considerando a formação requerida nas diretrizes do segundo tempo.


Palavras-chave


Educação Física; Esporte; Lazer

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n38p40



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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