Formação e atuação pedagógica no Programa Segundo Tempo: reflexões sobre o fazer cotidiano do professor

Autores

  • Alysson Carvalho de Araújo UFRN
  • Loreta Melo Bezerra Cavalcanti IFRN
  • Rafael Miranda Tassitano UFRPE
  • Eliene Pereira de Lacerda UFG
  • Maria Cecília Marinho Tenório UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n38p40

Resumo

 

O presente artigo tem por intenção refletir sobre a prática pedagógica dos professores atuantes do Programa Segundo Tempo - PST, tendo como parâmetro as diretrizes do programa e a formação profissional dos envolvidos no processo. Os dados analisados são frutos de coletas por questionário somados a registros de observação da equipe em visitações in loco convênios localizados dos estados de Pernambuco e Sergipe. Asconsiderações apontam para a dificuldade de operacionalização das diretrizes do Programa Segundo Tempo, sobretudo nas questões metodológicas da oferta de prática esportiva, mesmo considerando a formação requerida nas diretrizes do segundo tempo.

Biografia do Autor

Alysson Carvalho de Araújo, UFRN

Professor Assistente I do Departamento de Educação Física da UFRN. Consultor do Ministério do Esporte para o programa segundo tempo desde 2008.Contato: allyssoncarvalho@hotmail.com.

Loreta Melo Bezerra Cavalcanti, IFRN

Professora de Educação Física da IFRN. Consultor do Ministério do Esporte para o programa segundo tempo desde 2008.Contato: loretamelo@gmail.com.

 

Rafael Miranda Tassitano, UFRPE

Professor Assistente III do Departamento de Educação Física da UFRPE. Consultor do Ministério do Esporte para o programa segundo tempo desde 2008.Contato: rafael_tassitano@hotmail.com.

Eliene Pereira de Lacerda, UFG

Professora Assistente I da Faculdade de Educação Física da UFG. Consultora do Ministério do Esporte para o programa segundo tempo entre 2008-2010.Contato: elienemorango@yahoo.com.br.

Maria Cecília Marinho Tenório, UFRPE

Professora Assistente I do Departamento de Educação Física da UFRPE. Consultora do Ministério do Esporte para o programa segundo tempo desde 2010.Contato: mariaceciliatenorio@gmail.com.

Downloads

Publicado

2012-09-13

Como Citar

de Araújo, A. C., Cavalcanti, L. M. B., Tassitano, R. M., de Lacerda, E. P., & Tenório, M. C. M. (2012). Formação e atuação pedagógica no Programa Segundo Tempo: reflexões sobre o fazer cotidiano do professor. Motrivivência, (38), 40–58. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n38p40