O papel desinstitucionalizador da Educação Física na saúde mental

Autores

  • Fernando Teixeira dos Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Mariana Pelizer Albuquerque Faculdade Católica de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n42p281

Resumo

O cuidado em Saúde Mental tem uma demanda de trabalho que preza pela integralidade do indivíduo. Acredita-se que a Educação Física possa dar um papel substancial neste processo. Este artigo se caracteriza como uma revisão bibliográfica com o objetivo de promover uma reflexão acerca do papel desinstitucionalizador da Educação Física na Saúde Mental, inferindo que várias possibilidades vêm surgindo, dando uma contribuição política e social, visto que além da integralidade do indivíduo, os próprios espaços para a sua prática vão além do espaço institucional. Porém, este processo depende de atividades voltadas à superação de serviços puramente hospitalares e tradicionais.

Biografia do Autor

Fernando Teixeira dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em Tecnologias, Educação e Comunicação pela Universidade Federal de Uberlândia

Mariana Pelizer Albuquerque, Faculdade Católica de Uberlândia

Docente da Faculdade Católica de Uberlândia

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Publicado

2014-06-16

Como Citar

SANTOS, Fernando Teixeira dos; ALBUQUERQUE, Mariana Pelizer. O papel desinstitucionalizador da Educação Física na saúde mental. Motrivivência, Florianópolis, v. 26, n. 42, p. 281–292, 2014. DOI: 10.5007/2175-8042.2014v26n42p281. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2014v26n42p281. Acesso em: 3 dez. 2024.