Ancoragem da representação social da educação física escolar nas abordagens teóricas da educação física

Fátima Ferreira Vasconcelos, Pedro Humberto Faria Campos

Resumo


Este estudo se propôs investigar a prática da Educação Física nas escolas sob a ótica da Teoria das Representações Sociais na busca da identificação da ancoragem das representações sociais nos Modelos Teóricos desta disciplina. Baseado em estudo anterior onde a representação social identificada está fundamentada nos elementos: LÚDICO e DESENVOLVIMENTO como elementos centrais, os resultados obtidos no atual estudo indicam que a Representação Social identificada está ancorada nas abordagens: Desenvolvimentista e Psicomotora. Podemos sugerir ainda que a prática da Educação Física Escolar está a serviço do DESENVOLVIMENTO e este desenvolvimento é promovido principalmente por meio de estratégias LÚDICAS e ESPORTIVAS.

 


Palavras-chave


Representações Sociais; Educação Física Escolar

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p164



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA