Análise técnico-tática do jogo da capoeira: contribuições para pensar a metodologia de ensino-aprendizagem-treinamento

Autores

  • Vinícius Thiago De Melo Professor da rede municipal de ensino de Belo Horizonte na Escola Municipal Carlos Gois

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p177

Resumo

Neste artigo apresentou-se uma análise crítica acerca da estrutura interna do jogo da capoeira. Esta pesquisa realizou-se a partir da observação empírica e de revisão bibliografia. As análises se concentraram nos aspectos técnico-táticos do jogo, relacionando conceitos e princípios da pedagogia dos esportes à capoeira especificamente. Constatou-se que o jogo da capoeira pode ser classificado como sociomotor/coletivo, no entanto, este tem apresentado variações, podendo também ser classificado como psicomotor/individual. Através da análise do jogo da capoeira realizada nesse artigo foi verificado que dificilmente um único método de ensino contemplaria todos os elementos técnicos e táticos envolvidos nessa atividade. Destacou-se, portanto, a importância de se utilizar metodologias múltiplas de ensino-aprendizagem-treinamento, as quais possam favorecer a preservação do jogo da capoeira a partir de seus fundamentos históricos-culturais, o qual se caracteriza pela “mandinga”, “malícia”, em outras palavras, um jogo técnico-tático que envolve imprevisibilidade, estratégia, improvisação, criatividade e tomada de decisão.

Biografia do Autor

Vinícius Thiago De Melo, Professor da rede municipal de ensino de Belo Horizonte na Escola Municipal Carlos Gois

Mestre em lazer pelo Programa de Pós-graduação em estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Graduação em Educação Física (2008). Atualmente é professor de Educação Física da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. e-mail: viniciusthiagom@yahoo.com.br / end.: Rua Euclides Andrade, 408/103, Santo André, CEP 31210-590, Belo Horizonte-MG. Tel: (31) 8551-4014

Downloads

Publicado

2015-05-04

Como Citar

De Melo, V. T. (2015). Análise técnico-tática do jogo da capoeira: contribuições para pensar a metodologia de ensino-aprendizagem-treinamento. Motrivivência, 27(44), 177–189. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p177

Edição

Seção

Porta Aberta