Análise técnico-tática do jogo da capoeira: contribuições para pensar a metodologia de ensino-aprendizagem-treinamento

Vinícius Thiago De Melo

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p177

Neste artigo apresentou-se uma análise crítica acerca da estrutura interna do jogo da capoeira. Esta pesquisa realizou-se a partir da observação empírica e de revisão bibliografia. As análises se concentraram nos aspectos técnico-táticos do jogo, relacionando conceitos e princípios da pedagogia dos esportes à capoeira especificamente. Constatou-se que o jogo da capoeira pode ser classificado como sociomotor/coletivo, no entanto, este tem apresentado variações, podendo também ser classificado como psicomotor/individual. Através da análise do jogo da capoeira realizada nesse artigo foi verificado que dificilmente um único método de ensino contemplaria todos os elementos técnicos e táticos envolvidos nessa atividade. Destacou-se, portanto, a importância de se utilizar metodologias múltiplas de ensino-aprendizagem-treinamento, as quais possam favorecer a preservação do jogo da capoeira a partir de seus fundamentos históricos-culturais, o qual se caracteriza pela “mandinga”, “malícia”, em outras palavras, um jogo técnico-tático que envolve imprevisibilidade, estratégia, improvisação, criatividade e tomada de decisão.


Palavras-chave


Jogo da Capoeira; Ensino-Aprendizagem-Treinamento; Pedagogia do Esporte

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p177



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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