Análise técnico-tática do jogo da capoeira: contribuições para pensar a metodologia de ensino-aprendizagem-treinamento
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p177Resumo
Neste artigo apresentou-se uma análise crítica acerca da estrutura interna do jogo da capoeira. Esta pesquisa realizou-se a partir da observação empírica e de revisão bibliografia. As análises se concentraram nos aspectos técnico-táticos do jogo, relacionando conceitos e princípios da pedagogia dos esportes à capoeira especificamente. Constatou-se que o jogo da capoeira pode ser classificado como sociomotor/coletivo, no entanto, este tem apresentado variações, podendo também ser classificado como psicomotor/individual. Através da análise do jogo da capoeira realizada nesse artigo foi verificado que dificilmente um único método de ensino contemplaria todos os elementos técnicos e táticos envolvidos nessa atividade. Destacou-se, portanto, a importância de se utilizar metodologias múltiplas de ensino-aprendizagem-treinamento, as quais possam favorecer a preservação do jogo da capoeira a partir de seus fundamentos históricos-culturais, o qual se caracteriza pela “mandinga”, “malícia”, em outras palavras, um jogo técnico-tático que envolve imprevisibilidade, estratégia, improvisação, criatividade e tomada de decisão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).