Cultura da participação e da convergência na Copa do Mundo FIFA 2014: um estudo a partir de imagens compartilhadas no Twitter

Autores

  • Isabel Colucci Coelho UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Éverton Vasconcelos de Almeida Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p138

Resumo

A Copa do Mundo Fifa une a maior parte dos brasileiros sob a condição de torcedores, desde antes mesmo da chegada da televisão ao país. Participa-se, durante a Copa do Mundo, não só de evento esportivo, mas também midiático. Ao redor do campeonato, orbitam diversos tipos de narrativas: ufanistas, publicitárias, noticiosas e até mesmo políticas. O advento dos recursos participativos da internet tornou possível a mensuração direta da resposta do público a estas mensagens. Este artigo pretende analisar como se deu a repercussão das imagens sobre a Copa do Mundo na rede social Twitter, e a natureza deste conteúdo quanto à origem destas mídias: criação do público, montagens e remixes, produções publicitárias ou da mídia tradicional. Esta análise será realizada a partir das dez imagens mais compartilhadas na rede social durante a fase eliminatória do campeonato, identificadas a partir de metodologia desenvolvida pelo LABIC/UFES.

Biografia do Autor

Isabel Colucci Coelho, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Mestranda em Educação - Linha de pesquisa: Educação e Comunicação - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina; Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008)

Éverton Vasconcelos de Almeida, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Educação - Linha de pesquisa: Educação e Comunicação - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina na linha Educação e Comunicação. Especialista em Gestão Educacional e Metodologia Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco (2011), com TCC na área de Gestão de Projetos para o Ensino de Artes. Graduado em Licenciatura em Artes Habilitação em Música pela Universidade Federal de Pelotas (2004). Atualmente é professor na Rede Pública Estadual de Santa Catarina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em EDUCAÇÃO MUSICAL (ARTE-EDUCAÇÃO). De 2006 até 2013 desenvolveu projeto de Rádio Escolar na EEF Dom Jaime de Barros Câmara, em Palhoça-SC. Atualmente é professor na EEB Francisco Tolentino, em São José-SC. É músico, compositor de trilhas sonoras para cinema e performances.

Downloads

Publicado

2015-09-14

Como Citar

Coelho, I. C., & de Almeida, Éverton V. (2015). Cultura da participação e da convergência na Copa do Mundo FIFA 2014: um estudo a partir de imagens compartilhadas no Twitter. Motrivivência, 27(45), 138–153. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p138