Escola, Educação Física e juventude: caminhos para cidadania

Marcel Ivan Dos Santos

Resumo


O estudo investigou as contribuições da educação física e das manifestações do lazer imersas no âmbito cultural, na formação política e cidadã de jovens. Para tanto na parte inicial foi analisado todo o marco legal referente à disciplina educação física escolar, apontando o caminho percorrido por esta disciplina e sua culminância enquanto formadora de cidadãos, bem como foi identificado às aproximações desta com as práticas de lazer dos jovens. Constatou-se que a disciplina educação física na escola atualmente tem um papel relevante na contribuição para a cidadania, visto que a mesma possui instrumentos e conhecimentos diferenciados daqueles chamados tradicionais no mundo escolar que despertam um novo olhar dos jovens.


Palavras-chave


Juventude; Educação Física; Lazer; Escola; Cidadania

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n46p154



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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