Formação de professores na modalidade a distância: perfil dos egressos, permanência e saberes em um curso de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n53p164

Resumo

Esse estudo buscou identificar o perfil dos estudantes que permaneceram no curso de licenciatura em Educação Física, na modalidade a distância, e os saberes significativos desenvolvidos nessa formação, relacionando-os com os motivos de permanência até o final do curso. O perfil dos estudantes foi analisado pelos dados disponibilizados pela secretaria do curso e, para analisar a formação em Educação Física, foi elaborado um grupo focal. Os estudantes que permaneceram (42,9%) são na maioria mulheres (52,9%); solteiros (51,9%); a porcentagem de 85,7% cursou a educação básica integralmente em escola pública; 88,4% possuem idade média de 35 anos e moram a uma distância média de 34 km do polo. Ficou de significativo dessa formação o letramento digital, os saberes pedagógicos desenvolvidos ao longo do curso e os saberes das práticas corporais, ao compreenderem a importância da Educação Física no processo de escolarização. Os motivos da permanência elencados foram a qualidade proporcionada pela universidade pública e aqueles de mérito individual como a persistência, a disciplina e a autonomia.

Biografia do Autor

Dennia Pasquali, Universidade de Brasília

Mestre em Educação Física. Doutoranda em Educação Física na Universidade de Brasília (PPGEF/UNB). Brasília/
Distrito Federal, Brasil. E-mail: dennia_pasc@hotmail.com

Roberto Pereira Furtado, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia/Goiás, Brasil.
E-mail: cremerroberto@hotmail.com

Ari Lazzarottti Filho, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação Física. Professor da Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia/Goiás, Brasil.
E-mail: arilazzarotti@gmail.com

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Publicado

2018-04-19

Como Citar

Pasquali, D., Pereira Furtado, R., & Lazzarottti Filho, A. (2018). Formação de professores na modalidade a distância: perfil dos egressos, permanência e saberes em um curso de Educação Física. Motrivivência, 30(53), 164–180. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n53p164

Edição

Seção

Artigos Originais