Ensino da sistematização de experiências no componente de pesquisa da formação de profissionais em Educação Física da Universidade de Antioquia, Colômbia

Autores

  • José Fernando Tabares Universidad de Antioquia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n55p177

Resumo

O objetivo deste trabalho foi a recuperação do seminário de pesquisa VII, oferecido aos estudantes do programa de educação física da Universidade de Antioquia em Medellín-Colômbia, no segundo semestre acadêmico de 2016. Para isso, foi sistematizada a experiência, a partir das informações coletadas através da reconstrução da rota com linhas de tempo, coleta e organização dos registros, avaliação de processos e interpretação crítica. Isso tornou possível explicar seus elementos constituintes. Nesse sentido, essa forma de pesquisa foi identificada como uma possibilidade de pesquisa formativa para a maioria dos futuros profissionais que não realizarão como pesquisadores, mas nos diferentes campos de ação; também nos permitiu enfrentar o objeto e as formas mais relevantes de produção de conhecimento. Finalmente, o processo ajudou a identificar os aspectos centrais que contribuem para o fortalecimento do Seminário.

Biografia do Autor

José Fernando Tabares, Universidad de Antioquia

Profesor asiciado Instituto Universitario de Educación Física. Integrante del grupo de investigación ocio, expresions motriices y sociedad.

Referências

Fuentes primarias

Matriz de reconstrucción del Seminario: MR

Matriz Evaluación Seminario: Ev.

Matriz identificación factores favorecedores y obstaculizadores de la experiencia. MFFO.

Fuentes secundarias

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Publicado

2018-10-09

Como Citar

TABARES, José Fernando. Ensino da sistematização de experiências no componente de pesquisa da formação de profissionais em Educação Física da Universidade de Antioquia, Colômbia. Motrivivência, Florianópolis, v. 30, n. 55, p. 177–193, 2018. DOI: 10.5007/2175-8042.2018v30n55p177. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2018v30n55p177. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais