O karatê-do como instrumento de formação do caráter e personalidade dos praticantes através de suas técnicas corporais

Autores

  • Lucas Maciel Cavalcante Centro Universitário da Amazônia - Unama
  • Petrônio Lauro Teixeira Potiguar Junior Universidade do Estado do Pará - UEPA

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59802

Resumo

Esta pesquisa objetiva investigar, com instrutores de Karatê-do, a compreensão sobre relação entre técnicas corporais desenvolvidas nesta arte marcial e a formação do caráter do praticante, relação que segundo os autores da área é direta e incontornável. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se entrevistas com todos os instrutores atuantes desta arte marcial na cidade de Santarém-PA. Como resultado, vemos por exemplo 38% dos professores demonstraram trabalhar a formação do caráter e personalidade de forma direta e objetiva, sem considerar que as próprias técnicas são instrumentos de formação deste caráter, outros 54% puderam fazer tal raciocínio, enquanto 8% dos entrevistados demonstraram faze-lo assim, somente com as crianças, chegando-se a conclusão de que os instrutores metodologicamente ainda não demonstram coesão de trabalho, bem como, alguns deles, ainda carecem de maior alinhamento com os autores da área.

Biografia do Autor

Lucas Maciel Cavalcante, Centro Universitário da Amazônia - Unama

Professor de Educação Física licenciado pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Especialista em Docência na Educação Superior. Acadêmico de Bacharelado em Educação Física pelo Centro Universitário Luterano de Santarém - ULBRA. Faixa preta segundo Dan de Karate-Do. Ex coordenador de Educação Física e Esportes do Colégio Santa Clara, atual Diretor Técnico da Federação Tapajônica de Karate-Do, Diretor da Escola de Atividades esportivas Kyohan, que atua nas áreas de Dança, Ginástica, Esportes, Lutas e Fitness em geral. Experiência em treinamento esportivo e formação pedagógica. Atuação no ensino de Lutas, Basquete e Handebol. Pesquisador na área das Lutas, Esportes, Treinamento e Desenvolvimento Motor.

Petrônio Lauro Teixeira Potiguar Junior, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutorando do Programa de os Graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA;Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2006) com ênfase em Antropologia, Pós Graduação em Docência do Ensino Superior e Mestrado em Agriculturas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará (2008)na linha temática de antropologia Rural. Atualmente é pesquisador e professor auxiliar da Universidade do Estado do Pará com dedicação exclusiva. Participa do O Grupo de Estudo e Pesquisa em Meio Ambiente e Saúde Coletiva ? GEPEMASC, da Universidade do Estado do Pará, como vice lider e a seis anos desenvolve e orienta pesquisa sobre saúde indigena.É professor colaborador do Instituto Federal de Educação do Pará , no PROCAMPO, em Santarém ). É Diretor de Pesquisa do Instituto de Amparo a Pesquisa na Amazônia - AESAMA. é membro efetivo do Forum Permanente de educação Indígena do oeste do Pará Ja foi professor da Faculdade Integradas do Tapajós - FIT e Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES- Pos -Graduação (Santarém) , Já foi bolsista do CNPQ e CAPES no Museu Paraense Emílio Goeldi no Departamento de Antropologia - Projeto RENAS/CNPq/IRDC/Canadá e do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos- Projeto MEGAM/UFPA. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia Saúde Coletiva,da saúde indígena, Antropologia dos povos afro-descendente, etnomusicologia; pescadores, metodologia do trabalho científico, movimentos sociais e educação; Design de Interação, Turismo de Base Comunitária; Antropologia do Turismo e planejamento, Antropologia da saúde Indígena Já ministrou aulas na Universidade Federal do Pará, Instituto Federal do Pará , na Educação a Distancia- EAD; no Instituto Brasileiro de Pesquisa e Pós Graduação _IBIPEX, Na Pós Graduação do Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES; Na Universidade Popular do Pará - UNIPOP, Universidade Vale do Acaraú, Faculdade Ipiranga e Faculdade de Estudos Avançados do Pará. Enquanto Docente ministrou aulas nos cursos de administração, Jornalismo, Design Gráfico, Publicidade e Propaganda, Sistema de Informações, Ciências Contábeis, Turismo, Medicina, Enfermagem , Fisioterapia, Educação Física ,Química, Biologia Música, Direito, Pedagogia e Serviço Social e Intercultural Indígena (PARFOR). As disciplinas que leciona são: Metodologia da Pesquisa, Metodologia do Trabalho Científico; Antropologia Social e Cultural, Antropologia Indígena, Antropologia da Educação Indígena, Antropologia Visual, Antropologia e Saúde; Antropologia Jurídica; Sociologia da Educação, Sociologia Jurídica; Introdução a Filosofia, Movimentos Sociais e Movimentos Sociais na Educação. Já Coordenou o Plano Nacional de Formação Docente da Educação Básica - PARFOR-UEPA-Santarém e seminarios integradores da UEPa sobre questões indígenas.

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Publicado

2019-09-24

Como Citar

Cavalcante, L. M., & Teixeira Potiguar Junior, P. L. (2019). O karatê-do como instrumento de formação do caráter e personalidade dos praticantes através de suas técnicas corporais. Motrivivência, 31(60), 01–16. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59802